por Sónia Santos

O que é o Amor-Próprio?
De acordo com a infopédia, o amor-próprio é um substantivo masculino que significa o seguinte:
- sentimento de dignidade ou respeito que uma pessoa tem por si própria; autoestima, brio;
- orgulho excessivo; vaidade.
Onde começa o Amor-Próprio?
O Amor-Próprio começa pelo Amor. Idealmente, o amor começa dentro de casa, transmitido dos adultos para as crianças e destas para os animais. Para aprender a amar é preciso que alguém nos ensine a fazê-lo.
Quando os adultos não ensinam as crianças a amar, o que acontece?
A vida acontece. As experiências, as pessoas e os ambientes ensinam-nos onde e com quem nos sentimos bem, leves, livres, acolhidos, aceites, compreendidos.
Aprendemos que o amor significa presença, carinho, atenção, aconchego, compreensão e apoio. Assim que aprendemos o que é o amor, passamos a buscar o amor-próprio.
Quando começa o Amor-Próprio?
Começa quando se coloca em primeiro lugar o autocuidado. Isto significa cuidar do meu bem-estar físico, desenvolver a minha mentalidade, explorar a minha criatividade, nutrir a minha espiritualidade e cultivar a minha intelectualidade.
O que significa o Autocuidado?
O autocuidado significa respeitar o meu descanso, cuidar da minha alimentação, fazer terapia, praticar exercício físico, meditar, escrever as páginas matinais, ler livros de desenvolvimento pessoal e criativo, explorar ideias e projetos que trazem prazer e satisfação.
O que significa ter Amor-Próprio?
Amar a minha luz e a minha sombra.
Conhecer e aceitar as minhas potencialidades e vulnerabilidades.
Estar em lugares e ambientes saudáveis, livres, leves, harmoniosos, calmos e prazerosos.
Escolher pessoas, ambientes e lugares que amplificam a minha essência e que me fazem ser melhor pessoa, melhor profissional e melhor ser humano.